Lipoescultura

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

A OTOPLASTIA TRATA ESPECIFICAMENTE

• Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
• Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva;

• Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

• É indicado para crianças a partir de 6 anos. Quanto mais idade a criança tiver melhor a cirurgia devido a anestesia e cuidados pós operatorios.

A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

CRIANÇAS:

• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido;
• Geralmente crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção;
• Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas;
• Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

ADOLESCENTES E ADULTOS:

• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
• Não fumantes;
• Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

O CIRURGIÃO TAMBÉM PODERÁ:

• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco;
• Tirar fotos para prontuário médico;
• Discutir as suas opções e recomendar um tratamento;
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
• Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos;
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
• Cirurgias prévias.

PERGUNTE AO SEU CIRURGIÃO:

VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS, INCLUINDO

Como cuidar de suas orelhas após a cirurgia, os medicamentos que têm de aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

AO RECEBER ALTA

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

• Sangramento (hematoma);
• Assimetria;
• Infecção;
• Má cicatrização;
• Alteração na sensibilidade da pele;
• Contornos irregularidades na pele;
• Descoloração da pele/inchaço;
• Riscos da anestesia;
• Cicatrizes;
• Alergias à fita, ao material de sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a preparos tópicos ou a agentes injetados;
• Dor, que pode perdurar;
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.